Novo BMW M850i de 530 cv apresentado… como protótipo!

A BMW acaba de apresentar o protótipo do BMW M850i xDrive Coupé, a versão mais potente da gama normal do próximo BMW Série 8 (não estamos a incluir a versão M8, que vai os 600 cv). Será provavelmente o último protótipo antes da apresentação oficial do Série 8, marcada para o próximo dia 15 de Junho, durante a semana das 24 Horas de Le Mans, onde a marca da Baviera procura discutir a vitória na categoria GTE Pro com os M8, um dos quais guiados por António Félix da Costa.

Da mesma forma que no ano passado revelou o concept que antecipava o BMW M8, a marca de Munique mostrou agora um dos protótipos de desenvolvimento (ainda camuflado) do M850i xDrive Coupé, variante que na gama do Série 8 se irá posicionar logo abaixo da mais radical e potente de todas, a M8.

Ainda assim, este protótipo é em tudo semelhante ao último mostrado pela BMW. Nem o padrão da camuflagem muda! Mas outra coisa não seria de esperar, afinal o desenho está mais do que fechado e segundo a própria BMW não será muito diferente do protótipo revelado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este de 2017.

Não foram reveladas imagens do habitáculo ou avançadas informações acerca do interior, mas a BMW confirmou que esta versão M850i xDrive Coupé contará com um bloco V8 totalmente redesenhado que vai superar o rendimento do antigo V8 de 4.4 litros (usado no BMW 650i). Este motor só poderá ser acoplado a uma caixa automática de oito velocidades e vai debitar 530 cv de potência e 730 Nm de binário máximo.

A marca da Baviera não avançou os registos que este modelo será capaz de atingir, mas se tivermos em conta que este motor tem mais 68 cv e 100 Nm que o V8 que equipava o BMW 650i e que esse modelo precisava de 4,2 segundos para passar dos 0 aos 100 km/h, podemos assumir que este M850i o conseguirá fazer em menos de quatro segundos.

Tal como referimos acima, a estreia da "família" Série 8 está marcada para o próximo dia 15 de Junho, em Le Mans, mas o início das vendas só deverá acontecer lá mais para o final do ano.

Em destaque